Justiniano Neto (Municípios Verdes), enalteceu a iniciativa do prefeito Válber Milhomem em canalizar para Bannach um evento tão importante para o desenvolvimento da região
Os secretários de Estado, Sidney Rosa (Desenvolvimento e Incentivo à Produção); Henrique Sawaqui (Pesca e Aquicultura); Justiniano Neto (Programa Municípios Verdes); Mário Moreira (Diretor da Adepará); Deputado Estadual Cássio Andrade (PSB), e Luiz Pinto (Superintendente Regional da Seplac) foram as autoridades que ministraram o primeiro I – Seminário Regional de Desenvolvimento Sustentável, que teve início ontem, quinta-feira, e termina hoje, sexta-feira, no final do dia. O evento é uma iniciativa do Prefeito Válber Milhomem (PSB), que levou as autoridades do Estado à preocupação no sentido de promover o desenvolvimento em seu município. Segundo ele 70% da população de Bannach estão na zona rural. “A gestão de um prefeito não é só obras físicas, temos que pensar na economia das pessoas, estamos promovendo o progresso e o resultado pode ser o longo ou em médio prazo, mas ele vem”, disse Válber durante à abertura do evento que visa adequação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Na abertura solene, o Secretário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, fez uma apresentação sobre a situação do Estado, com foco no sul do Pará em relação ao combate ao desmatamento.
Sidney Rosa (Produção) disse que o produtor rural precisa de treinamento e investimento para produzir mais
“O problema é global, mas a solução é local, em cada município”, disse Justiniano. A prefeitura exibiu um vídeo sobre as potencialidades agrícolas do município e as ações da atual administração em prol do tema. Sidney Rosa, da Produção, e Henrique Sawaqui, da Pesca e Aquicultura, fizeram seus pronunciamentos declarando apoio às ações da prefeitura.
À tarde, o Superintendente Regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (SEPLAC), Luiz Pinto, fez uma palestra sobre o assunto. O Pará ostenta a posição de ser o segundo maior produtor de Cacau no Brasil, produzindo em média de 70 mil toneladas/ano. Em Bannach já existem pessoas que planta a fruta que é responsável por manter o mercado do chocolate.
O Gerente do Escritório Regional Araguaia do SEBRAE, Francisco Marcelino, falou da pareceria já firmada entre o órgão e o município para apoio à piscicultura, nos setores de Gestão, novas tecnologias, organização dos produtores para ações coletivas e acesso ao mercado.
Após o evento um consultor contratado pelo SEBRAE dará início a um trabalho de diagnosticar a situação da produção de piscicultura no município, onde serão definidas as ações a serem trabalhadas na fomentação da atividade. O município já conta vários produtores produzindo, porem com dificuldades. O plano do gestor municipal e órgãos envolvidos é proporcionar o aparato técnico para o sucesso da atividade.
Nesta sexta-feira será o enceramento do evento com a elaboração e fechamento de uma carta que recebeu o titulo: “Carta de Bannach - Terra Sustentável”, onde serão firmadas as propostas discutidas e aprovadas no Seminário.
Marlene Santos (Engenheira Agrônoma da SEMA); Ana Cláudia Castro (Psicóloga do Programa Municípios Verdes); Raimunda Melo (Gerente Regional da The Nature Consevancy) realizará um grupo de trabalho onde será discutida a educação ambiental no município. O plano objetiva implantar o tema “Educação Ambiental” nas escolas como processo contínuo voltado para preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. O público alvo são os professores e gestores da educação.
Também será realizada uma visita técnica à fazenda Preciosa, a 20 km da sede do município, onde é desenvolvida uma experiência de inseminação artificial em gado. A equipe de técnicos também visitará o projeto de piscicultura Trairão, em outra fazenda, a 65 km da cidade.
Lourivan Gomes / Redação site an10
Nenhum comentário:
Postar um comentário